Plataforma CpE

Busque por temas e encontre especialistas

Anna Maria Pessoa De Carvalho Membro da Rede CpE

Dados pessoais

Total de publicações

  • Evento: 126
  • Periódico: 122
  • Cap. de Livro: 62
  • Livro: 24

  • Total: 334
# Nome Links Grande Área Área
1 Carlos Eduardo LABURÚ Ciências Humanas Educação
2 Conceição Barbosa LIMA Ciências Humanas Educação
3 Deise Miranda VIANNA Ciências Humanas Educação
4 Dirceu Da SILVA Ciências Sociais Aplicadas Administração
5 Dulce Maria STRIEDER Ciências Humanas Educação
6 Eduardo Fleury MORTIMER Ciências Humanas Educação
7 Fernando BASTOS Ciências Humanas Educação
8 Lúcia Helena SASSERON Ciências Humanas Educação
9 Luciana Sedano De SOUZA Ciências Humanas Educação
10 Marcelo Alves BARROS Ciências Humanas Educação
11 Maria Candida Varone De Morais CAPECCHI Ciências Exatas e da Terra Física
12 Maria Inês Ribas RODRIGUES Ciências Humanas Educação
13 Maria Lucia Vital Dos Santos ABIB Ciências Humanas Educação
14 Marta Maria Pontin DARSIE Ciências Humanas Educação
15 Roberto NARDI Ciências Humanas Educação
16 Roseli Pacheco SCHNETZLER Ciências Humanas Educação
17 Viviane BRICCIA Ciências Humanas Educação
Figura 1. Número de publicações por ano e por tipo, considerando todas as publicações.
  1. Maria Inês Ribas RODRIGUES; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2015. O trabalho colaborativo e a busca pelo desenvolvimento profisisonal: um caso da termodinâmica. In: Xvi enec ciência como cultura. Brasil.
  2. Tatiana Schneider Vieira MOARES; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2013. Desenvolvimento de habilidades de investigação em crianças pequenas: um caminho para a promoção da alfabetização científica. In: Ix encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  3. Viviane Briccia Do NASCIMENTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2013. Competências docentes e a formação de professores de ciências. In: Ix congreso internacional sobre investigación en didática de la ciencias. Brasil.
  4. Tatiana Schneider Vieira MOARES; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2013. A construção de argumentos e representações gráficas: ensinando ciências para crianças pequenas no brasil. In: Ix congresso interncional sobre investigación en didacticas de las ciencias. Brasil.
  5. Sidnei P PENHA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2013. A sensibilidade moral dos estudantes em tomada de decisão sociocientífica: um análise comparativa entre contextos técnicos e sociais. In: 9 congresso internacional sobre investigación en didáctica de las ciencias. Brasil.
  6. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2013. Formação de professores de ciências: duas epistemologias em debate. In: 9 congresso internacional sobre investigación en didáctica de las ciencias. Brasil.
  7. Viviane Briccia Do NASCIMENTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. Complexidade e competências na inovação curricular. In: Viii enpec- encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  8. Tatiana Schneider Vieira De MORAIS; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. O desafio de ensinar ciências para crianças pequenas: uma proposta de alfabetização científica. In: Viii enpec. Brasil.
  9. Sidnei P PENHA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. A inserção de aspectos sociais da ciência e da tecnologia no ensino de ciências: indentificação de convergências internacionais. In: Viii enpec. Brasil.
  10. Alex Bellucco Do CARMO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. Interpretando fenômenos físicos a partir da matematização: generalizando dados de um laboratório investigativo. In: Viii enpec- encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  11. Nelson BARRELO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. O uso do interferômetro de mach-zehnder para promover argumentação no discurso de alunos do ensino médio. In: Viii enpec- encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  12. Lenir ABREU; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. Professores de ciências do ensino fundamental i: um estudo de caso. In: Viii enpec- encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  13. Luziene Aparecida GARANDI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Marcelo Tadeu MOTOKANE. 2011. Investigando o discurso de alunos do ensino fundamental durante uma aula de física. In: Viii enpec- encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  14. Tatiana Schneider Vieira MOARES; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. The challenge of teaching science for the early years of elementary school in brazil. In: Esera. França.
  15. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2009. Aprender para ensinar e ensinar para que os alunos aprendam. In: Vii congreso internacional sobre investigación en la didáctica de las ciencias. Espanha.
  16. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2009. Simposio: investigações em formação de professores de ciências: olhares que se complementam. In: Vii congreso intenacional sobre investigación en didáctica de las ciencias. Espanha.
  17. Julio César Gallio Da SILVA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Jorge Daniel Aucca CHAVEZ. 2008. Uma simulação de computador como ferramenta de enculturação científica. In: Xi encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  18. Jackson Neo PADILHA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2008. Gestos e palavras utilizados pelos alunos do ensino fundamental em uma aula de conhecimento físico. In: Xi encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  19. Lúcia Helena SASSERON; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2008. O que as falas em aulas de ciências do ensino fundamental nos dizem quanto à alfabetização científica?. In: Xi encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  20. Lúcia Helena SASSERON; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2008. O ensino de ciências para a alfabetização cientifica: analisando o processo por meio das argumentações em sala de aula. In: Anais do iii simpósio internacional sobre análise do discurso. Brasil.
  21. Alex Bellucco Do CARMO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2008. Visualizando os fenômenos físicos na linguagme gráfica: uma análise de um laboratório investigativo no ensino médio. In: Anais do iii simpósio internacional sobre análise do discurso. Brasil.
  22. Lúcia Helena SASSERON; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2008. Ensino por ctsa: almejando a alfabetização científica no ensino fundamental. In: Vi enpec. Brasil.
  23. Jose Eduardo BIASOTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2008. Análise de uma atividade experimental que desenvolva a argumentação dos alunos. In: Vi enpec. Brasil.
  24. Jose Eduardo BIASOTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. Análise de uma atividade experimental que desenvolva a argumentação dos alunos. In: Vi enpec encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  25. Lúcia Helena SASSERON; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. Ensino por ctsa: almejando a alfabetização cientifica no ensino fundamental. In: Vi enpec encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  26. Viviane Briccia Do NASCIMENTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. A natureza do conhecimento científico e o ensino de ciências. In: Vi enpec encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  27. Alex Bellucco Do CARMO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. Iniciando os estudantes na matemática da física através de aulas experimentais. In: X encontro de pesquisa de ensino de física. Brasil.
  28. Lucia Helena Sasseron ROBERTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. Influencias culturais manifestadas em aulas de ciências de uma escola indígena. In: X encontro de pesquisa de ensino de física. Brasil.
  29. Jackson Neo PADILHA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. A diferenciação dos conceitos de sombra; reflexão e imagem. In: X encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  30. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. Física nos pimeiros anos do ensino fundamental: como introduzir os alunos no universo das ciências. In: Xvii simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  31. Jackson Neo PADILHA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. Diferenciando os conceitos de sombra; reflexão e imagem. In: Xvii simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  32. João Freitas Da SILVA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. As contribuições de uma sequência didática de física moderna no ensino médio de escolas públicas para evolução conceitual dos alunos. In: Xvii simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  33. Lúcia Helena Sasseron ROBERTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2006. A enculturação científica desde as primeiras séries do esino fundamental - em busca da viabilidade para a proposta. In: Iv congreso iberoamericano de educación científica - innovación y socialización. Peru.
  34. Lúcia Helena Sasseron ROBERTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2006. Aulas de ciências na escola indígena: em busca de influências culturais. In: Iv congreso iberoamericano de educación científica - innovación y socialización. Peru.
  35. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2006. Física no ensino fundamental: introduzindo os alunos no universo das ciências. In: Ix conferencia iberoamericana de educación para la física. Costa Rica.
  36. Rogério José LOCATELLI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2005. Os raciocínios hipotético-dedutivo e proporcional nas aulas de ciências. In: Xvi simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  37. Alex Bellucco Do CARMO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2005. Contemplando a cultura científica na sala de aula: um olhar sobre os alunos. In: Xvi simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  38. Jackson Neo PADILHA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2005. A experimentação e as aulas de conhecimento físico. In: Xvi simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  39. Diogenes Helio De OLIVEIRA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2005. Como estão evoluindo as propostas de ensino de ciências (física) no nível fundamental. In: Xvi simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  40. Thais Cortellini ABRAHÃO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2005. Física no ensino fundamental - uma atividade de metacognição na formação continuada de professores. In: Xvi simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  41. Lúcia Helena Sasseron ROBERTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2005. O ensino de ciências para comunidades culturalmente distintas: preocupações e cuidados. In: Xvi simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  42. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Carla Marques Alvarenga De OLIVEIRA. 2005. Explicações de alunos do ensino fundamental em textos de conhecimento físico. In: V encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  43. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Alex Bellucco Do CARMO. 2005. A matemática numa aula experimental. In: V encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  44. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Thais Cortellini ABRAHÃO. 2005. Formação contiuada de professores - uma análise de reflexões segundo a lógica hipotético-dedutiva. In: V encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  45. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Rogério José LOCATELLI. 2005. Uma análise do raciocínio utilizado pelos alunos ao resolverem os problemas propostos nas atividades de conhecimento físico. In: V encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  46. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Luciana Sedano De SOUZA. 2005. Ensino de ciências e formação da autonomia moral. In: V encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  47. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Lucia Helena Sasseron ROBERTO. 2005. Em busa de influências culturais na resolução de uma atividade de ciências por alunos de uma escola indígena. In: V encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  48. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Candida Varone De Morais CAPECCHI. 2005. Aspectos da cultura científica numa atividade de laboratório aberto. In: V encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  49. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Candida Varone De Morais CAPECCHI. 2005. Atividade de laboratório como instrumento para a abordagem de aspectos da cultura científica em sala de aula. In: Xiv reunión nacional de educación em física. Argentina.
  50. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Thais Cortellini ABRAHÃO. 2005. Formação continuada de professores - uma análise de reflexões segundo a lógica hipotético-dedutiva. In: Xiv reunión nacional de educación em física. Argentina.
  51. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Lúcia Helena Sasseron ROBERTO. 2005. Uma aula de conhecimento físico na escola indígena - em busca de influências culturais na resolução de problemas. In: Xiv reunión nacional de educación em física. Argentina.
  52. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Rogério José LOCATELLI. 2005. Uma análise do raciocínio utilizado pelos alunos ao resolverem os problemas propostos nas atividades de conhecimento físico. In: Xiv reunión nacional de educación em física. Argentina.
  53. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Carla M Alvarenga De OLIVEIRA. 2005. Escrevendo em aulas de ciências. In: Vii congreso internacional sobre investigación en la didáctica de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Espanha.
  54. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Rogério José LOCATELLI. 2005. Como os alunos explicam os fenômenos físicos. In: Vii congreso internacional sobre investigación en la didáctica de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Espanha.
  55. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Candida Varone De Morais CAPECCHI. 2005. Argumentação nas aulas de conhecimento físico. In: Vii congreso internacional sobre investigación en la didáctica de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Espanha.
  56. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Luciana Sedano De SOUZA. 2005. Ensino de ciencias e fomação da autonomia moral. In: Vii congreso internacional sobre investigación en la didáctica de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Espanha.
  57. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2005. Introduzindo os alunos no universo das ciências. In: Vii congreso internacional sobre investigación en la didáctica de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Espanha.
  58. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Thais Cortellini ABRAHÃO. 2004. O pensamento hipotético-dedutivo no ensino-analisando a reflexão de professores. In: Ix encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  59. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Rogério José LOCATELLI. 2004. Os raciocínios hipotéticos - dedutivos e proporcionais nas aulas de ciências. In: Ix encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  60. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Luciana Sedano De SOUZA. 2004. Ensino de ciências e formação da autonomia moral. In: Ix encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  61. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Carla Marques Alvarenga De OLIVEIRA. 2004. Escrevendo em aulas de ciências. In: Ix encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  62. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Candida Varone De Morais CAPECCHI. 2004. Aspectos da cultura científica numa atividade de laboratório aberto de física. In: Ix encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  63. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Dominique COLINVAUX; Henrique César SILVA; Alexandre MEDEIROS. 2004. Metodologia de pesquisa em ensino de física: uma agenda para debate. In: Ix encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  64. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2004. El proceso de enculturación cientifica en la enseñanza de las ciencias. In: Ii congreso iberoamericano de educaciónen ciencias experimentais. Guatemala.
  65. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Cândida Varone De Moraes CAPECCHI; Philip SCOTT. 2003. Modos de construção de significados em uma sequência de aulas de física. In: Iv encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  66. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Os direcionamentos das pesquisas em ensino de ciências. In: Iv encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  67. Lúcia Helena Sasseron ROBERTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Uma atividade de conhecimento físico aplicada a alunos indígenas. In: Xv simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  68. Carla M Alvarenga De OLIVEIRA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. O conhecimento físico e a linguagem. In: Xv simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  69. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Luciana Sedano De SOUZA. 2003. O ensino de ciencias e formação da autonomia moral: interação social presente nas aulas de conhecimento físico. In: Xv simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  70. Jackson Neo PADILHA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. A experimentação nas aulas do ensino fundamental. In: Xv simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  71. Thais Cortellini ABRAHÃO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Do pensamento hipotético-dedutivo na ciência ao hipotético-dedutivo no ensino - análise da reflexão do professores. In: Xv simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  72. Valter César MONTANHER; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Aprendizagem baseada em casos como estratégia de formação e reflexão de professores de física. In: Xv simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  73. Alex Bellucco Do CARMO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. O que propôem os pesquisadores para o ensino de óptica na virada do milenio. In: Xv simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  74. Rogério José LOCATELLI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Inovações e tendências do ensino de física na virada do milênio. In: Xv simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  75. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Critérios estruturantes para o ensino das ciências. In: Xv simpósio nacional de ensino de física. Brasil.
  76. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Thais Cortellini ABRAHÃO; Rogério José LOCATELLI. 2003. Cursos de formação continuada - contribuições de um estudo do pensamento dos professores. In: Iv encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  77. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Produção de conhecimento científico pelos alunos em aulas de ciências. In: Iv encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  78. Carla Maria Aalvarenga De OLIVEIRA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Textos de conhecimento físico: uma análise. In: Iv encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  79. Lucia Helena Sasseron ROBERTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. O conhecimento físico em uma perspectiva intercultural. In: Iv encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  80. Luciana Sedano De SOUZA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Interação social presente nas aulas de conhecimento físico: a competência de trabalhar em grupo. In: Iv encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  81. Thais Cortellini ABRAHÃO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. A reflexão de professores sobre as aulas de conhecimento físico. In: Viii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  82. Sunny Maria Alves MOREIRA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. Classificação dos incidentes críticos observados pelos estagiários em seus estágios. In: Viii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  83. Nelson Rui Ribas BEJARANO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. Tornando-se professor de física. In: Viii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  84. Maria Lúcia Vital Dos Santos ABIB; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. Formação continuadade professores: dificuldades e elementos estimuladores na implementação de uma proposta para o ensino fundamental. In: Viii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  85. Maria Candida Varone De Morais CAPECCHI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. A construção de um ambiente propício para a argumentação num aula de física. In: Viii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  86. Maria De Canceição Barbosa LIMA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. Comprovando a necessidade dos problemas. In: Viii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  87. Maria Inês Ribaw RODRIGUES; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. Pesquisa-ação: desenvolvimento profissional do professor e a melhoria no ensino da física. In: Viii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  88. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. A pesquisa no ensino; sobre o ensino e sobre reflexão de professores sobre seus ensinos. In: Viii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  89. Maria C Barbosa LIMA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2001. A linguagem e o ensino de física na escola fundamental. In: Ii encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  90. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2001. O ensino de física no brasil: olhando fenômenos distintos. In: Vii intermerican conference on physics education. Brasil.
  91. Aurea Bottecxchia CILURZO; Maria Candida Vde Morais CAPECCHI; Maria Lucia Vital Dos Santos ABIB; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2001. Interações discursivas nas aulas de física de um professor em formação inicial. In: Congreso internacional sobre investigación en la didáctica de las ciencias. Espanha.
  92. Maria Lucia Vital Dos Santos ABIB; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2001. Formação continuada de professores numa perspectiva de integração entre escola - diretoria de ensino-universidade. In: Vi congreso internacional sobre investigación en la didática de las ciencias. Espanha.
  93. Deise Miranda VIANNA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2001. La ciencias de los cientificos y la ciencia de la sala de clases- la necesidade de la interacion en la formacion permanente de profesores. In: Vi congreso internacional sobre investigación en didáctica de las ciencias. Espanha.
  94. Maria De Conceição Barbosa LIMA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2001. Ejercicios para el raciocinio en tres lenguajes:enseñaza de la fisica en los pri meiros años de la escuela primaria. In: Vi congreso internacional sobre investigación en la didáctica de las ciencias. Espanha.
  95. Guillermina WALDEGG; Ana OÑORBE; Beatriz MACEDO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Armando SÁNCHEZ. 2001. Reformas en la enseãnza de las ciencias en distintos países: dificuldades y retos. In: Vi congreso internacional sobre investigación en la didáctica de las ciencias. Espanha.
  96. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Andréa Infantosi VANNUCCHI. 2000. History; philosophy and science teaching: some answer to 'how'?. In: Turning the challenge into opportunities: the historic mission of physics teacher for the next millennium. China.
  97. Maria Cândida Varone De Moraes CAPECCHI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2000. Argumentação nas aulas de física. In: Vii interamerican conference on physics education. Brasil.
  98. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Da Conceição Barbosa LIMA. 2000. O exercicio do sarrilho nas primeiras séries da ennsino fundamental: análise das discussões. In: Interamerican conference on physics education. Brasil.
  99. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Susana De Sousa BARROS; Leonard JOSSEM. 2000. Connecting reserch in physics education with teacher education. In: Vii interamerican conference on physicys education. Brasil.
  100. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Lúcia Vital Dos Santos ABIB; Maria Silvia Sanchez BORTOLOZZO; Rita De Cássia Lins De Araujo GUERRA; Lourdes Nobre CURRIEL et al. 2000. Oficina pedagógica-escola-universidade: um trabalho conjunto na formação de professores. In: X encontro nacional de didática e prática de ensino - endipe. Brasil.
  101. Deise Miranda VIANNA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2000. Formação permanente: a necessidade da interação entre a ciência dos cientistas e a ciência da sala de aula. In: Vii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  102. Maria Da Conceição Barbosa LIMA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2000. Exercícios de raciocínio em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais. In: Vii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  103. Maria Inês Ribas RODRIGUES; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2000. Professores pesquisadores: reflexão e a mudança metodológica no ensino de física. In: Vii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  104. Maria Cândida Varone De Moraes CAPECCHI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2000. Interações discursivas na construção de explicações para fenômenos físicos em sala de aula. In: Vii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  105. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2000. As explicações no ensino de física. In: Vii encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  106. D Meziat LUNA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; M Garcia ASTETE. 1999. Aplicación de nuevas tecnologías en la enseñanza de las ciencias - o vídeo na formação de professores. In: Congresso iberoamericano de educación en ciencias experimentales. formación permanente de profesores. Chile.
  107. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1999. A sala de aula após o episódio de pesquisa. In: Ii enpec - encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  108. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1999. Uma investigação na formação continuada dos professores: a reflexão sobre as aulas e a superação de obstáculos. In: Ii enpec - encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Brasil.
  109. Maria Cândida Varone De Moraes CAPECCHI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1998. Características da argumentação em diferentes episódios de ensino. In: Vi encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  110. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; M I R RODRIGUES. 1998. Mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem de professores de física do ensino médio sob o foco da formação continuada. In: Vi encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  111. Deise Miranda VIANNA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1998. Do fazer ao ensinar física. In: Vi encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  112. Maria Lúcia Vital Dos Santos ABIB; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1998. Aprendendo a ensinar física. In: Vi encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  113. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Da Conceição Barbosa LIMA. 1998. A física nos desenhos infantis. In: Vi encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  114. Andréa Infantosi VANNUCCHI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1997. Discussão ciência - tecnologia em sala de aula. In: V encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  115. Roberto NARDI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1997. O ensino do conceito de campo de força: subsídios a partir de um estudo sobre o tema. In: Conferencia interamericana sobre educación en la fisica. Venezuela.
  116. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Andréa Infantosi VANNUCCHI. 1997. História e filosofia da ciência: teoria e sala de aula. In: Vi inter-american conference on physics education. Argentina.
  117. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1997. The use of the video tape recordings in data collection- research into the development of teaching in the classroom. In: Vi conference interamericana sobre educación en la física. Argentina.
  118. Sérgio MAURÍCIO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1997. Um modelo se software multimídea para o ensino de física. In: V encontro de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  119. Marcelo Alves BARROS; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1997. A história da ciência como subsídio para entender as dificuldades dos estudantes sobre visão em sala de aula. In: I encontro nacional de pesquisa em ensino de física. Brasil.
  120. Maria Da Conceição Barbosa LIMA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1997. Analisando o conhecimento físico através da linguagem. In: I encontro nacional de pesquisa em ensino de ciências. Brasil.
  121. Deise Miranda VIANNA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1997. Do fazer ao ensinar ciência. In: I encontro nacional de pesquisa em ensino de ciências. Brasil.
  122. Carlos Eduardo LABURU; Dirceu Da SILVA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1997. Uso do vídeo para a avaliação do ensino e aprendizagem: um exemplo durante a instrução do conceito de equilíbrio térmico. In: I encontro nacional de pesquisa em ensino de ciências. Brasil.
  123. Ruth De CASTRO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1995. The history approach in teaching of an experience. In: Third international history; phylosophy; and science teaching conference. Estados Unidos.
  124. Eduardo Fleury MORTIMER; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1995. Cognitive problems and conceptual profile changes in the knowledge of matter. In: Teaching the science of condensed matter and new materials - girep. Itália.
  125. Lucila Bechara SANCHEZ; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1994. An analysis of the development of the notion of similarity in confluence: multiplying structures- spacial properties and mechanisms of logic and formal frameworks. In: Eighteenth international conference for the psychology of mathematics education. Portugal.
  126. Elsa GARRIDO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1993. Analysing verbal internaction between teacher and pupils on tenth grade physics classroom. In: Third international seminar on misconceptions and educational strategies in science and mathematics. Estados Unidos.
  1. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2018. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. 18, 765-794.
  2. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Lúcia Helena SASSERON. 2018. Ensino e aprendizagem no ensino médio e formação de professores. Estudos avançados. 32, 43-55.
  3. Moraes Tatiana Schneider Vieira DE; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2017. Investigação científica para o 1º ano do ensino fundamental: uma articulação entre falas e representações gráficas dos alunos. Ciência e educação (unesp). 23, 941-961.
  4. Luciana Sedano De SOUZA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2017. Ensino de ciências por investigação: oportunidades de interação social e sua importância para a construção da autonomia moral. Alexandria (ufsc). 10, 199-220.
  5. Vivine BRICCIA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2016. Competências e formação de docentes dos anos iniciais para a educação científica. Ensaio: pesquisa em educação em ciências (online). 18, 1-22.
  6. Sidnei P PENHA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Deise Miranda VIANA. 2015. Laboratório didático investigativo e os objetivos da enculturação científica: análise do processo. Revista de educação; ciências e matemática. 5, 6-23.
  7. Yadrán GÓMEZ; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Lúcia Helena SASSERON. 2015. Catalizar la alfabetización científica. una vía desde la articulación entre enseñanza por investigación y argumentación cientíica. Revista de enseñanza de la física. 27, 19-27.
  8. Sasseron Lucia HELENA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2014. A construção de argumentos em aulas de ciências: o papel dos dados; evidências e variáveis no estabelecimento de justificativas. Ciência & educação. 20, 393-410.
  9. Bellucco ALEX; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2014. Uma proposta de sequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento; sua conservação e as leis de newton. Caderno brasileiro de ensino de física. 31, 30-59.
  10. Dulce Maria STRIEDER; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2013. A escola comunitária teuto-brasileira- um estudo sobre a diretrize metodológica. Cadernos de história da educação (online). 12, 482-.
  11. Lúcia Helena SASSERON; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2013. Ações e indicadores da construção do argumento em aula de ciências. Ensaio: pesquisa em educação em ciências (impresso). 15, 169-189.
  12. Pedro Donizete Colombo JUNIOR; Ariane Baffa LOURENÇO; Lúcia Helena SASSERON; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2012. Ensino de física nos anos iniciais: análise da argumentação na reolução de uma 'atividade de conhecimento físico'. Investigações em ensino de ciências (online). 17, 489-507.
  13. Alex Bellucco Do CARMO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2012. Múltiplas linguagens e a matemática no processo de argumentação em uma aula de física: análise dos dados de um laboratório aberto. Investigações em ensino de ciências (online). 17, 209-226.
  14. Jackson Neo PADILHA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. Relações entre os gestos e as palavras utilizadas durante a argumentação dos alunos em uma aula de conhecimento físico. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. 11, 25-40.
  15. Lúcia Helena SASSERON; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. Uma análise de referenciais teóricos sobre a estrutura do argumento para estudos de argumentação no ensino de ciências. Ensaio: pesquisa em educação em ciências (impresso). 13, 243-262.
  16. Lúcia Helena SASSERON; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências (online). 16, 59-77.
  17. Lúcia Helena SASSERON; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. Construindo argumentação na sala de aula:a presença do ciclo argumentativo; os indicadores de alfabetização científica e o padrão de toulmin. Ciência e educação (unesp. impresso). 17, 97-114.
  18. Viviane Briccia Do NASCIMENTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. Visões sobre a natureza da ciência construídas a partir do uso de um texto histórico na escola média. Reec. revista electrónica de enseñanza de las ciencias. 10, 1-22.
  19. Lúcia Helena SASSERON; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2010. Escrita e desenho: análise de registros elaborados por alunos do ensino fundamental em aulas de ciências. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. 10, 1-19.
  20. Alex Bellucco Do CARMO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2009. Constuindo a linguagem gráfica em uma aula experimental de física. Ciência e educação (unesp). 15, 61-84.
  21. Dulce Maria STRIEDER; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2009. Ensino de ciências e cultura local: um estudo a partir das falas de professores de um contexto teuto-brasileiro. Ensaio. pesquisa em educação em ciências. 11, 1-20.
  22. Lúcia Helena SASSERON; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2008. Almejando a alfabetização cientifica no ensino fundamental : a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências (ufrgs). 13, 333-352.
  23. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2008. Contribuções para a introdução da história e filosofia das ciências no ensino das ciências tanto em nível médio como na formação de professores. Caderno brasileiro de ensino de física. 25, 183-187.
  24. Maria C Barbosa LIMA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2008. O desenho infantil como instrumento de avaliação de construção do conhecimento físico. Reec. revista electrónica de enseñanza de las ciencias. 7, 337-347.
  25. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. Habilidades de professores para promover a enculturação científica. Contexto & educação. 22, 25-49.
  26. Rogério José LOCATELLI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. Uma análise do raciocínio utilizado pelos alunos ao resolverem os problemas propostos nas atividades de conhecimento físico. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. 7, 1-18.
  27. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. Habilidades de los profesores para fomentar la enculturación científica. Revista de la facultad de ciencia y tecnologia. universidad pedagógica nacional. extra, 9-22.
  28. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. Enseñar física y fomentar una ensulturación científica. Alambique (barcelona). 51, 66-75.
  29. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2006. Enseñar ciencias y; a la vez; promover la enculturación científica. Revista de la facultad de ciencia y tecnologia. universidad pedagógica nacional. 20, 3-4.
  30. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Candida Varone De Morais CAPECCHI. 2006. Atividade de laboratório como instrumento para a abordagem de aspectos da cultura científica em sala de aula. Pro-posições (unicamp). Brasil. 17, (1) 137-153.
  31. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Lúcia Helena Sasseron ROBERTO. 2005. Uma experiência com o ensino de ciências para membros de comunidades indígenas. Amazônia (banco da amazônia). 1, 111-119.
  32. Carla M Alvarenga De OLIVEIRA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2005. Escrevendo em aulas de ciências. Ciência e educação (unesp. impresso). 11, 347-366.
  33. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2005. Metodologia de investigación en enseñanza de física: una propuesta para estudiar los procesos de enseñanza y aprendizaje. Revista de enseñanza de la física. Argentina. 18, (1) 29-37.
  34. Nelson Rui Ribas BEJARANO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2004. Professor de ciências novato; suas crenças e conflitos. Investigações em ensino de ciências (online). Brasil. 01-22.
  35. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2004. A pesquisa no ensino de física. Educação (são paulo). Brasil. 21, 11-28.
  36. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; M C Barbosa LIMA. 2004. Innovaciones didáticas - ejercicio sobre el <<sarilho>> en los primeros cursos de la enseñanza básica: a análises de la discusión. Enseñanza de las ciencias. Espanha. 22, 313-322.
  37. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Nelson Rui R BEJARANO; Maria Lucia Vital Dos Santos ABIB. 2004. A história de eli. um professor de física no início de carreira. Revista brasileira de ensino de física. Brasil. 26, 165-178.
  38. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2004. Building up explanations in physics teaching. International journal of science education. Inglaterra. 26, (22) 225-237.
  39. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2004. Formación de profesores: es necesario que la didáctica de las ciencias incluya la práctica de la enseñanza. Educación química. México. 15, (1) 60-67.
  40. Nelson Rui De Ribas BAJARANO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Tornando-se professor de ciência: crenças e conflitos. Ciência e educação (unesp). Brasil. 9, (1) 1-15.
  41. Maria Da Conceição Barbosa LIMA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Linguagem e o ensino de física na escola fundamental. Caderno brasileiro de ensino de física. 20, (1) 86-97.
  42. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Profesores y formadores de profesores colaboran en investigaciones sobre la ensenanza de ciencias. Enseñanza de las ciencias. Espanha. 21, (2) 191-197.
  43. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. A pesquisa no ensino; sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos. Educação e pesquisa (usp). Brasil. 28, (2) 57-67.
  44. Maria Da Conceição Barbosa LIMA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. Exercícios de raciocínio em três linguagens: ensino de física nas séries inicias. Ensaio. pesquisa em educação em ciências. Brasil. 4, (1) 59-77.
  45. A MAIZTEGUI; J A ACEVEDO; A CACHAPUZ; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; L Del CARMEM et al. 2002. Papel de la tecnologia en la educación científica: una dimensión olvidada. Revista iberoamericana de educación. Espanha. 28, 129-155.
  46. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Da Conceição Barbosa LIMA. 2002. Exercícios de raciocínio: o exemplo do sarrilho. Ciência e educação (unesp). Brasil. 1, 203-215.
  47. Daniel GILPERZ; Jenaro GUISASOLA; Antonio MORENO; Antonio CACHAPUZ; Anna Maria Pessoa De CARVALHO et al. 2002. Defending constructivism in science education. Science & education (dordrecht). Holanda. 11, 557-571.
  48. Maria Inês Ribas RODRIGUES; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. Professores-pesquisadores:reflexão e mudança metodológica no ensino de física - o contexto da avaliação. Ciência e educação (unesp). Brasil. 8, (1) 39-53.
  49. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. El nuevo paradigma de la didáctica de las ciencias experimentales. Pensamiento educativo. Chile. 30, 295-313.
  50. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2002. La reforma en la enseñanza de ciencias en brasil desde el punto de vista de la formación continua de sus profesores. Educación química. México. 13, (1) 39-44.
  51. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2001. A influência das mudanças da legislação na formação dos professores: as 300 horas de estágio supervisionado. Ciência e educação (unesp). Brasil. 07, (01) 113-122.
  52. Deise Miranda VIANA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2001. Do fazer ao ensinar ciências: a importância dos episódios de pesquisa na formação de professores. Investigações em ensino de ciências (online). Brasil. 6, (2) 1-22.
  53. Maria Candida Varone De Morais CAPECCHI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Dirceu Da SILVA. 2000. Argumentação dos alunos e o discurso do professor em aulas de física. Ensaio. pesquisa em educação em ciências. Brasil. 2, (2) 189-208.
  54. Alberto MAIZTEGUI; Eduardo GONZÁLES; Hugo TRICÁRICO; Julia SALINAS; Anna Maria Pessoa De CARVALHO et al. 2000. La formación de los professores de ciencias en iberoamérica. Revista iberoamericana de educación. Espanha. 24, 163-187.
  55. Alberto Pascual MAIZTEGUI; Eduardo GONZÁLES; Hugo Roberto TRICÁRICO; Julia SALINAS; Anna Maria Pessoa De CARVALHO et al. 2000. La formación de los profesores de ciencias en la argentina. Boletin de la academia nacional de educacion. Argentina. 46, 26-34.
  56. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Elisa Resende GONÇALVES. 2000. Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Cadernos de pesquisa (fundação carlos chagas). Brasil. 111, 71-88.
  57. Maria Candida Varone De Morais CAPECCHI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2000. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em ensino de ciências. Brasil. 5, (3) -.
  58. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Andréa Infantosi VANNUCCHI. 2000. History; phylosophy and science teaching:some answers to how?. Science & education (dordrecht). Holanda. 9, (5) 427-448.
  59. Deise Miranda VIANNA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2000. Formação permanente : a necessidade da interação entre a ciência dos cientistas e a ciência da sala de aula. Ciência e educação (unesp). Brasil. 6, (1) 29-42.
  60. Daniel GIL; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2000. Dificuldades para la incorporación a la enseñanza de los hallazgos de la investigación e innovación em didáctica de las ciencias. Educación quimica. México. 11, (2) 244-251.
  61. Nelson Rui Ribas BEJARANO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2000. A educação química no brasil: uma visão através das pesquisas e publicações da área. Educación química. México. 11, (1) 160-167.
  62. Carlos Eduardo LABURU; Dirceu Da SILVA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2000. Analisando uma situação de aula de termologia com o auxilio do vídeo. Revista brasileira de ensino de física. Brasil. 22, (1) 100-105.
  63. Daniel Gil PÉREZ; Jaime Carrascosa ALÍS; Andrée Dumas CARRÉ; Carlos FURIÓ; Rómulo GALLEGO et al. 1999. Puede hablarse de consenso constructivista en la educación científica?. Enseñanza de las ciencias. Espanha. 17, (3) 503-512.
  64. Daniel Gil PÉREZ; Carlos FURIÓ; Pablo VALDÉS; Julia SALINAS; José Maria TORREGROSSA et al. 1999. Tiene sentido seguir distinguiendo entre aprendizage de conceptos; resolución de problemas de lápiz y papel y realización de prácticas de laboratorio?. Enseñanza de las ciencias. Espanha. 17, (2) 311-321.
  65. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Elza GARRIDO. 1999. Reflexão sobre a prática e qualificação da formação inicial docente. Cadernos de pesquisa (fundação carlos chagas). Brasil. 107, 149-168.
  66. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; A I VANNUCCHI. 1999. La formación de profesores y los enfoques de ciencia; tecnologia y sociedad. Pensamiento educativo. Chile. 24, 181-199.
  67. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Marta Maria Pontin DARSIE. 1998. A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicial. Zetetike (unicamp). Brasil. 6, (10) 57-76.
  68. Elza GARRIDO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1998. La reflexió sobre la pràctica en la qualificació de la formació inicial del professor. Temps d' educació. Espanha. 20, 327-347.
  69. Maria Da Conceição Barbosa LIMA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Elisa Resende GONÇALVES. 1998. A escrita e o desenho: instrumentos para a análise da evolução dos conhecimentos físicos. Caderno catarinense de ensino de física. Brasil. 15, (3) 223-242.
  70. Marcelo Alves BARROS; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1998. A história da ciência iluminando o ensino de visão. Ciência e educação (unesp). Brasil. 5, (no 1) 83-94.
  71. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1997. Cambios didacticos como consecuencia de innovaciones curriculares. Boletim unesco. Chile. (44) 7-17.
  72. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1997. Construção do conhecimento e ensino de ciências. Educação e cultura. Brasil. 1, 8-14.
  73. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1997. Ciências no ensino fundamental. Cadernos de pesquisa (fundação carlos chagas). Brasil. 152-168.
  74. Dirceu Da SILVA; Victoriano Fernandez NETO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1997. Ensino da distinção entre calor e temperatura: uma visão construtivista. Pesquisa em ensino de ciências e matemática. Brasil. 4, 22-39.
  75. Roberto NARDI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1996. Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço; forma e força gravitacional do planeta terra. Revista investigações em ensino de ciências. Brasil. 1, (1) 132-144.
  76. M M P DARSIE; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1996. O início da formação do professor reflexivo. Revista da faculdade de educação (usp). Brasil. 22, 90-108.
  77. Eduardo Fleury MORTIMER; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1996. Referênciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências. Cadernos de pesquisa (fundação carlos chagas). Brasil. 96, 5-14.
  78. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Andréia Infantosi VANNUCCHI. 1996. O currículo de física: inovações e tendências nos anos noventa. Revista investigações em ensino de ciências. Brasil. 1, (1) 3-19.
  79. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1996. O uso do vídeo na tomada de dados: pesquisando o desenvolvimento do ensino em sala de aula. Pro-posições (unicamp). Brasil. 7, (1(19)) 5-13.
  80. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1995. Investigaciones en la aula: un factor importante en la formación de docentes. Revista enseñanza de la física. Espanha. 8, (1) 23-29.
  81. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Elsa GARRIDO; Ruth CASTRO. 1995. El papel de las actividades en la construccion del conocimiento en clase. Investigación en la escuela. Espanha. 25, 61-70.
  82. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Ruth CASTRO. 1995. The history approach in teaching: analysis of an experience. Science & education (dordrecht). Holanda. 4, (1) -.
  83. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1995. Investigaciones en la aula: um factor importante en la formación de docentes. Revista de enseñanza de la física. Argentina. 8, (1) 23-29.
  84. Carlos Eduardo LABURU; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1995. Uma descrição da forma do pensamento dos alunos em sala de aula. Revista brasileira de ensino de física. Brasil. 17, (3) 243-254.
  85. Maria Elisa Resende GONÇALVES; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1995. As atividades de conhecimento físico: um exemplo relativo a sombra. Caderno catarinense de ensino de física. Brasil. 12, (1) 7-16.
  86. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1994. La construcción del conocimiento y la ensenanza de las ciencias. Revista de enseñanza de la física. Argentina. 7, (2) 9-15.
  87. Daniel GIL; Jose Maria TORREGROSSA; Lucas RAMIREZ; A Dumas CARRE; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1994. Un nino subido a um monopatin se desliza por una pendiente y cintua despues por un tramo horizontal- que termina en un obstaculo? de cuanto tiempo dispone el nino para saltar del monopatin si no quiere golpearse contra el obstaculo? (um ejemplo de tratamiento de situaciones problematicas abiertas). Didáctica de las ciencias experimentales y sociales. Espanha. 8, 97-108.
  88. Maria Elisa Resende GONÇALVES; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1994. Conhecimento físico nas primeiras séries do primeiro grau. Cadernos de pesquisa (fundação carlos chagas). Brasil. 90, 72-80.
  89. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Carlos Eduardo LABURU. 1993. Noções de aceleração em adolescentes: uma classificação. Revista brasileira de ensino de física. Brasil. 15, (1 a 4) 61-73.
  90. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Elza GARRIDO; Carlos Eduardo LABURU; Manoel Oriosvaldo MOURA; Marli SANTOS et al. 1993. A história da ciência; a psicogênese e a resolução de problemas na construção do conhecimento em sala de aula. Revista da faculdade de educação (usp). Brasil. 19, (2) 245-256.
  91. Daniel GIL; A Dumas CARRE; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1993. Vamos a atravessar una calle de circulación rapida y vemos venir un coche: pasamos o nos esperamos?. Didáctica de las ciencias experimentales y sociales. Espanha. 7, 71-80.
  92. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Ruth Schmitz De CASTRO; Eduardo Fleury MORTIMER; Carlos Eduardo LABURU. 1992. Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências. Cadernos de pesquisa (fundação carlos chagas). Brasil. 82, 85-89.
  93. Ruth Schmitz De CASTRO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1992. História da ciência: investigando como usá-la num curso de segundo grau. Caderno catarinense de ensino de física. Brasil. 9, (3) 225-237.
  94. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1992. Construção do conhecimento e ensino de ciências. Em aberto. Brasil. 12, (55) 4-16.
  95. Daniel GIL; Jose Maria TORREGROSSA; Lucas RAMIREZ; A Dumas CARRE; Monique GOFFARD et al. 1992. Questionando a didática de resolução de problemas: elaboração de um modelo alternativo. Caderno catarinense de ensino de física. Brasil. 9, (1) 7-19.
  96. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1992. Memórias da prática de ensino. Revista da faculdade de educação (usp). Brasil. 18, (2) 247-252.
  97. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Ruth S CASTRO. 1992. La historia de la ciencia como herramienta para la enseñanza da fisica en secundaria: un ejemplo en calor y temperatura. Enseñanza de las ciencias. Espanha. 10, (3) 289-294.
  98. Carlos Eduardo LABURU; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1992. Investigación del desarrolo y aprendizaje de la noción de aceleración en adolescentes; investigación y experiencias didacticas. Enseñanza de las ciencias. Espanha. 10, (1) 63-72.
  99. Daniel GIL; José Maria TORREGROSSA; Lucas RAMIREZ; A D CARRE; M GOLFARD et al. 1992. La didactica de la resolución de problemas en cuestion: elaboración de um modelo alternativo. Didáctica de las ciencias experimentales y sociales. Espanha. 6, 73-85.
  100. Carlos FURIÓ; Daniel GIL; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; L E SALCEDO. 1992. La formación inicial del professorado de educación secundaria: papel las didacticas especificas. Investigación en la escuela. Espanha. 16, 7-21.
  101. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1992. Pesquisas em sala de aula: um importante fator na formação do professor. Revista perspectiva. Brasil. 16, (00) 47-57.
  102. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1992. Reforma nas licenciaturas: a necessidade de uma mudança de paradigma mais do que uma mudança curricular. Em aberto. Brasil. 12, (54) 4-16.
  103. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1992. A influência da história da quantidade de movimento e sua conservação no ensino de mecânica na escola de segundo grau. Perspicillum. Brasil. 6, (1) 25-35.
  104. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Daniel GIL. 1992. As pesquisas no ensino influenciando a formação de professores. Revista brasileira de ensino de física. Brasil. 14, (4) 247-252.
  105. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1991. O ensino de ciências e o papel da didática especial. A pesquisa em educação e o intercâmbio cultural. Brasil. 5-8.
  106. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Carlos Eduardo LABURU; Dirceu SILVA; Eduardo Fleury MORTIMER; José TRIVELATO et al. 1991. Sintesis evolutiva de investigaciones en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las ciencias. Espanha. 9, (2) 169-174.
  107. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1990. Estudando alguns problemas dos cursos de licenciatura. Ciência e cultura (sbpc). Brasil. 42, (1) 97-100.
  108. Roberto NARDI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1990. A gênese; a psicogênese e a aprendizagem do conceito de campo: subsídios para a construção do ensino deste conceito. Caderno catarinense de ensino de física. Brasil. 7, 45-69.
  109. Adriano Rodrigues RUIZ; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1990. O conceito de proporcionalidade. Revista da faculdade de educação (usp). Brasil. 16, (1/2) 97-131.
  110. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1989. A formação de professores: o discurso crítico liberal em oposição ao agir dogmático repressivo. Ciência e cultura (sbpc). Brasil. 41, (5) 432-434.
  111. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Deise Miranda VIANNA. 1988. A quem cabe a licenciatura?. Ciência e cultura (sbpc). Brasil. 40, (2) 143-163.
  112. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1988. A formação do conceito de quantidade de movimento e sua conservação em crianças e adolescentes. Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasil. 163, 541-562.
  113. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1987. O currículo do curso de licenciatura. Ciência e cultura (sbpc). Brasil. 39, (9) 845-847.
  114. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Odete Pacubi Baierl TEIXEIRA. 1985. O conceito de velocidade em alunos de 5a série do 1o grau: um estudo a partir de questões típicas de sala de aula. Revista da faculdade de educação (usp). Brasil. 11, (1/2) 173-191.
  115. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1985. Os estágios da prática de ensino de física: ação participativa nas escolas estaduais de segundo grau. Cadernos de pesquisa (fundação carlos chagas). Brasil. 42, (1) 61-67.
  116. Odete Pacubi Baierl TEIXEIRA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1984. A visão de um fenômeno: como alunos de 11-18 anos interpretam a queima de uma folha de papel com o auxílio de uma lente. Revista da faculdade de educação (usp). Brasil. 10, (2) 301-313.
  117. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1983. Piaget e o ensino de ciências. Revista da faculdade de educação (usp). Brasil. 9, (1/2) 55-77.
  118. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Moacyr Ribeiro Do Valle FILHO; Maria Lucia V S ABIB. 1981. Observação sistemática do professor em aulas de laboratório. Revista da faculdade de educação (usp). 11, (3) 763-796.
  119. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1980. O papel dos mini cursos na formação dos professores de física. Revista brasileira de física. Brasil. 2, (n.4) 8-16.
  120. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1980. Prática de ensino - faculdade de educação da universidade de são paulo. Revista da faculdade de educação (usp). Brasil. 6, (1) 45-56.
  121. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1975. O ensino de física na grande são paulo. Revista pesquisa e planejamento. Brasil. 16, 47-89.
  122. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1974. O ensino de física na grande são paulo. Revista brasileira de física. Brasil. 43, 531-562.
  1. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2018. Os estágios nos conteúdos específicos nos cursos de licenciatura. In: Estágio supervisionado:locus de construção e reconstrução de saberes. Brasil.
  2. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2016. Liberdade intelectual: condição para introduzir os alunos na cultura científica. In: A escola que queremos. Brasil.
  3. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2016. As pesquisas em ensino e aprendizagem na formação do professor. In: Enfrentamentos do ensino de física na sociedade contemporânea. Brasil.
  4. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2014. Pontos de controvérsia nos programas de pós-graduação. In: Controvérsias na pesquisa em ensino de física. Brasil.
  5. Yadrán GÓMEZ; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Sasseron Lucia HELENA. 2014. Naturaleza de la ciencia en la enseñanza de la física. algunas consideraciones relevantes y ejemplos en el aula. In: Historia y filosofía de la ciencia aportes una ´nueva de ciencias´; promotora de ciudadanía y valores. Brasil.
  6. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Lúcia Helena SASSERON; Viviane Briccia Do NASCIMENTO. 2013. Aspectos da natureza das ciências em sala de aula: exemplos do uso de textos cientificos em prol do processo de alfabetização científica dos estudantes. In: Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. Brasil.
  7. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2013. Ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: Ensino de ciências por investigação. Brasil.
  8. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2012. Formação de prática profissional de professores de física. In: A pesquisa em ensino de fisica e a sala de aula: articulações necessárias. Brasil.
  9. Lenir ABREU; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2012. O formador de professores de ciências como aprendiz. In: Políticas de formação inicial e continuada de professores. Brasil.
  10. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2012. Prática de ensino:seu estatuto epistemológico; disciplinar e de prática. In: Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações; análises e proposições. Brasil.
  11. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2012. Formação de professores: perspectivas atuais. In: A pesquisa em ensino de fisica e a sala de aula: articulações necessárias. Brasil.
  12. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2012. Trabalhar com a formação de professores de ciências: uma experiência encantadora. In: O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. Brasil.
  13. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Lúcia Helena SASSERON. 2012. Sequências de ensino investigativas - seis: o que os alunos aprendem?. In: Educação em ciências: epistemologias; princípios e ações educativas. Brasil.
  14. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2011. Ensino e aprendizagem de ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas- (sei). In: O uno e o diverso na educação. Brasil.
  15. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Roberto NARDI; Deise VIANNA; Maria José P M De ALMEIDA. 2011. Pesquisa em ensino de física. In: Física 2011 estado da arte; desafios e perecstivas para os próximos cinco anos. Brasil.
  16. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Ricardo ELIO; Lúcia Helena SASSERON; Maria Lucia Vital Dos Santos ABIB; Maurício PIETROCOLA. 2010. As práticas experimentais no ensino de física. In: Ensino de física. Brasil.
  17. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Lúcia Helena SASSERON. 2010. Abordagens histórico-filosóficas em sala de aula: questões e propostas. In: Ensino de física. Brasil.
  18. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2010. As condições de diálogo entre professor e formador para um ensino que promova a enculturação científica dos alunos. In: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente:educação ambiental; educação em ciências; educação em espaços não-escolares; educação matemática. Brasil.
  19. Lúcia Helena SASSERON; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2009. O ensino de ciências para a alfabetização científica: analisando o processo por meio das argumentações em sala de aula. In: Argumentação e ensino de ciências. Brasil.
  20. Alex Bellucco Do CARMO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2009. Construindo linguagem matemática em uma aula de física. In: Angumentação e ensino de ciências. Brasil.
  21. Lúcia Helena SASSERON; Viviane Briccia Do NASCIMENTO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2009. O uso de textos históricos visando a alfabetizaão científica. In: História da ciência e ensino:propostas; tendências e construção de interface. Brasil.
  22. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2008. Communication skills for teaching. In: Connecting research in physics education with teacher education. Inglaterra.
  23. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2008. Enculturação científica: uma meta do ensino de ciências. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Brasil.
  24. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Candida Vde Morais CAPECCHI. 2007. Es posible introducir a los alumnos en el universo de las ciencias?. In: Cambio conceptual y representacional en el aprendizaje y la enseñanza de la ciencia. Espanha.
  25. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2007. A pesquisa em sala de aula e a formação de professores. In: A pesquisa em ensino de ciências no brasil: alguns recortes. Brasil.
  26. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2006. Uma metodologia de pesquisa para estudar os processos de ensino e aprendizagem em salas de aula. In: A pesquisa em ensino de ciências no brasil e suas metodologias. Brasil.
  27. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2006. Las prácticas experimentales en el proceso de enculturación científica. In: Enseñar ciencias en el nuevo milenio - retos y rpopuestas. Brasil.
  28. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Sandra Carpinetti TINOCO. 2006. O ensino de ciências como 'enculturação'. In: Formação e autoformação: saberes e práticas nas experiências dos professores. Brasil.
  29. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2005. Produção do conhecimento científico em aula e a formação de professores de ciências. In: A universidade entre o conhecimento e o trabalho: o dilema das ciências. Brasil.
  30. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2005. Introduzindo os alunos no universo das ciências. In: Educação científica e desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasil.
  31. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2005. Como hacer posible el aprendizaje significativo de conceptos y teorias?. In: Cómo promover el interés por la cultura científica - una propuesta didáctica fundamentada para la educación científica de jovenes de 15 a 18 años. Chile.
  32. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2004. Formação de professores de ciências: estudo de um caso. In: Cultura científica: um direito de todos. Brasil.
  33. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2004. Critérios estruturantes para o ensino das ciências. In: Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. Brasil.
  34. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Discurso em homenagem à myriam krasilchik. In: Myriam krasilchik: ortoga do título de professor emérito. Brasil.
  35. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Las investigaciones en enseñanza de las ciencias y su influencia en la fornación docente. In: Educación en física: incursiones en su investigación. México.
  36. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. A inter-relação entre a didática das ciencias e a prática de ensino. In: Formação docente em ciências: memórias e práticas. Brasil.
  37. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Apresentação. In: Formação de professores: uma releitura das áreas de conteúdo. Brasil.
  38. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. O que há de comum no ensino de cada um dos conteúdos dos conteúdos específicos. In: Formação continuada de professores: uma releitura das áreas de conteúdo. Brasil.
  39. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2001. O papel da linguagem na gênese das explicações causais. In: Linguagem; cultura e cognição; reflexões para o ensino e a sala de aula. Brasil.
  40. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Daniel GIL. 2001. O saber e o saber fazer dos professores. In: Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. Brasil.
  41. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2000. O conhecimento físico no ensino fundamental. In: O desafio de ensinar ciências no século xxi. Brasil.
  42. Daniel Gil PÉREZ; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1998. Physics teacher training: analysis and proposals. In: Connecting research in physics education with teacher education. Estados Unidos.
  43. Roberto NARDI; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1998. Ensino do conceito de campo de força: subsídios a partir de um estudo psicogenético sobre o tema. In: Pesquisas em ensino de física. Brasil.
  44. Odete Pacubi Baierl TEIXEIRA; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1998. O ensino de calor e temperatura. In: Pesquisas em ensino de física. Brasil.
  45. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1998. Comments on teacher's attitudes about physics classroom practice. In: Connecting research in physics education with teacher education. Estados Unidos.
  46. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; R WHITE. 1998. Introduction. In: Connecting research in physics education with teacher education. Estados Unidos.
  47. Dirceu Da SILVA; Victoriano Fernandez NETO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1998. Ensino da distinção entre calor e temperatura: uma visão construtivista. In: Questões atuais no ensino de ciências - educação para a ciência 2. Brasil.
  48. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Maria Da Conceição Barbosa LIMA. 1998. O falar; o escrever e o desenhar na construção de conceitos científicos. In: Linguagens; leituras e ensino de ciência. Brasil.
  49. J A CASTORINA; C COLL; A Días BARRIGA; F Días BARRIGA; B GARCIA et al. 1998. Cambio de base epistemológica en la enseñanza de las ciencias: actividades de experimentción. In: Piaget en la educación. México.
  50. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1995. Rain florests and the people of the amazon region. In: A planet in our hands. Hungria.
  51. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1993. Formação de professores sobre bases construtivistas. In: Universidade e o aprendizado escolar de ciências projeto usp/bid; usp. Brasil.
  52. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Carlos Eduardo LABURU; Dirceu SILVA; Eduardo Fleury MORTIMER; Maria Elisa Resende GONÇALVES et al. 1990. O construtivismo e o ensino de ciências. In: Ciências na escola de primeiro grau. Brasil.
  53. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1990. The infuence of the history of momentum and its conservation on the teaching of mecanics in high schools. In: More history and philosophy of science in science teaching. Estados Unidos.
  54. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1990. O grupo de ensino de física da feusp. In: O ensino da física e a física da atualidade. Brasil.
  55. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1988. O currículo do curso de licenciatura: realidade; diretrizes e problemas. In: A formação do professor e a prática de ensino. Brasil.
  56. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1988. A pesquisa na prática de ensino. In: A formação do professor e a prática de ensino. Brasil.
  57. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1988. Prática de ensino: três diretrizes norteadoras de seu conteúdo específico. In: A formação do professor e a prática de ensino. Brasil.
  58. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1988. O curso de licenciatura e a realidade profissioal nas escolas de segundo grau. In: A formação do professor e a prática de ensino. Brasil.
  59. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1988. A prática de ensino e o estágio supervisionado: conceituação. In: A formação do professor e a prática de ensino. Brasil.
  60. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1988. Estágios de prática de ensino de física: ação participativa nas escolas estaduais de segundo grau. In: A formação do professor e a prática de ensino. Brasil.
  61. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1987. Provas objetivas. In: Didática para a escola de primeiro e segundo graus. Brasil.
  62. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1986. Formação de professores no brasil: as quatro preocupações básicas. In: Ensino e realidade: análise e reflexão. Brasil.
  1. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Emerson Izidoro Dos SANTOS; Maria Cristina P Stella De AZEVEDO; Marlene Petruche Da Silva DATE; Seiji Ricardo Sano FUJII et al. 2014. Calor e temperatura - um ensino por envestigação. Brasil.
  2. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Emerson Izidoro Dos SANTOS; Maria Cristina P Stella De AZEVEDO; Marlene Petruche Da Silva DATE; Seiji Ricardo Sano FUJII et al. 2014. Calor e temperatura - um ensino por envestigação. Brasil.
  3. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2013. Formação de professores múltiplos enfoques. Brasil.
  4. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2013. Ensino de ciências por investigação. Brasil.
  5. António CACHAPUZ; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Daniel Gil PÉREZ. 2012. O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. Brasil.
  6. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2012. Os estágios nos cursos de licenciatura. Brasil.
  7. Antonio CACHAPUZ; Daniel GILPERZ; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; João PRAIA; Amparo VILCHES. 2011. A necessária renovação do ensino das ciências. Brasil.
  8. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Ricardo ELIO; Lúcia Helena SASSERON; Maria Lúcia ABIB; Maurício PIETROCOLA. 2010. Ensino de física - col. ideias em ação. Brasil.
  9. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Daniel Gil PERZ. 2009. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. Brasil.
  10. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Daniel Gil PERZ. 2006. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. Brasil.
  11. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; António CACHAPUZ; Daniel Gil PÉREZ; João PRAIA; Amparo VILCHES. 2005. A necessária renovação do ensino das ciências. Brasil.
  12. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Alaor S CHAVES; Alfredo Gontijo De OLIVEIRA; Celso Pinto De MELO; Daniel UGARTE et al. 2005. Física para o brasil - pensando no futuro. Brasil.
  13. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2004. Ensino de ciencias: unindo a pesquisa e a prática. Brasil.
  14. Beatriz MACEDO; Amparo VILCHES; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Daniel Gil PÉREZ; Graciela FIGUEREDO et al. 2003. Cultura científica- um direito de todos. Brasil.
  15. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2003. Formação continuada de professores: uma releitura das áreas de conteúdo. Brasil.
  16. Amélia Domingues De CASTRO; Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 2001. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. Brasil.
  17. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Emerson Izidoro Dos SANTOS; Maria Cristina P Stella De AZEVEDO; Marlene Petruche Da Silva DATE; Seiji Ricardo Sano FUJII et al. 1999. Termodinâmica: um ensino por investigação. Brasil.
  18. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Andréa Infantosi VANNUCCHI; Marcelo Alves BARROS; Maria Elisa Resende GONÇALVES; Renato Casal Del REY. 1998. Ciências no ensino fundamental - o conhecimento físico. Brasil.
  19. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Daniel GIL. 1995. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. Brasil.
  20. Daniel GIL; Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Joseph M FORTUNY; Carmen AZCÁRATE. 1994. Formación del profesorado de las ciencias y la matematica: tendencias y experiencias innovadoras. Espanha.
  21. Anna Maria Pessoa De CARVALHO; Daniel Gil PÉREZ. 1993. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. Brasil.
  22. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1989. Física: proposta para o ensino construtivista. Brasil.
  23. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1988. A formação do professor e a prática de ensino. Brasil.
  24. Anna Maria Pessoa De CARVALHO. 1987. Prática de ensino: os estágios na formação do professor. Brasil.