-
Physical Sciences
Computer Science Applications
Garcia Silvia Roberta De JESUS; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2023.
Aplicação de web analytics para divulgação das ações de um projeto de promoção ao pensamento computacional.
In:
Cbie 2023 - workshop de pensamento computacional e inclusão (wpci).
Brasil.
-
Physical Sciences
General Computer Science
Garcia Silvia Roberta De JESUS; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2023.
Recomendações para grupos que fomentam o pensamento computacional.
In:
Cbie 2023 - workshop de pensamento computacional e inclusão (wpci).
Brasil.
-
Physical Sciences
General Computer Science
João P C De SOUSA; Daiana Mara De OLIVEIRA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2023.
Desenvolvimento de um protótipo de jogo sério para crianças com tdah.
In:
Cbie 2023: i workshop em estratégias transformadoras e inovação na educação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Accounting
Luis Henrique Ferreira Cardoso De MELLO; Cecilia Sosa Arias PEIXOTO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2023.
Sobre a elaboração da disciplina pensamento computacional e seu oferecimento em ciclo básico universitário no triênio 2020-2021-2022.
In:
Cbie 2023: i workshop em estratégias transformadoras e inovação na educação.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science Applications
Luciene M De LIMA; Telma A A CONTI; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2023.
Pensamento computacional; construcionismo e aprendizagem criativa na alfabetização: um relato de experiência.
In:
Cbie 2023 - workshop de informática na escola (wie).
Brasil.
-
Physical Sciences
Human-Computer Interaction
-
Physical Sciences
General Computer Science
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
-
Physical Sciences
General Computer Science
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Gabriel Coutinho NATUCCI; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2021.
Balancing pedagogy; emotions and game design in serious game development.
In:
Brazilian symposium on computer games and digital entertainment.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Zanetti HUMBERTO; Marcos Augusto Francisco BORGES; Ricarte IVAN.
2021.
Método de ensino de programação orientada a objetos baseada em aprendizagem significativa; computação física e concreteness fading.
In:
Challenges 21; desafios do digital.
Portugal.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Gabriel Coutinho NATUCCI; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2021.
The experience; dynamics and artifacts framework: towards a holistic model for designing serious and entertainment games.
In:
2021 ieee conference on games (cog).
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Gabriel Coutinho NATUCCI; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2021.
Bridging emotional design and serious games: towards affective learning design patterns.
In:
15th european conference on games-based learning.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Dhiogo Henrique Rodrigues Das NEVES; Marcos Augusto Francisco BORGES; Gabriel Coutinho NATUCCI.
2021.
Implementação de novas mecânicas ao jogo gene como proposta de melhoria de engajamento: um estudo de caso.
In:
Xxix congresso de iniciação científica da unicamp.
Brasil.
-
Physical Sciences
General Computer Science
Guilherme Lopes Da CRUZ; Marcos Augusto Francisco BORGES; Gabriel Coutinho NATUCCI.
2021.
Nova mecânica narrativa no jogo sério hemotion.
In:
Xix congresso de iniciação científica da unicamp;.
Brasil.
-
Physical Sciences
General Computer Science
-
Social Sciences & Humanities
Education
-
Physical Sciences
General Computer Science
-
Physical Sciences
General Computer Science
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
-
Social Sciences & Humanities
Psychology (miscellaneous)
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Sambinelli FERNANDO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2018.
Strategies to increase customer value in agile software development.
In:
X workshop da pós-graduaçao da ft.
Brasil.
-
Physical Sciences
General Computer Science
Rodrigues William FONTANIN; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2018.
Processo de software para desenvolvimento de jogos eletrônicos educacionais na academia.
In:
X workshop da pós-graduação da faculdade de tecnologia.
Brasil.
-
Health Sciences
Neurology (clinical)
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
-
Physical Sciences
Computer Science Applications
Carmen Pamela Rosales SEDANO; Igor Vasconcelos NOGUEIRA; Sheila Vilas Boas FRAGA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2017.
Aplicaçao do mitapp inventor como ferramenta de apoio à aprendizagem.
In:
Educación científica e inclusión sociodigital: actas del ix congreso iberoamericano de educación científica y del i seminario de inclusión educativa y sociodigital (cieduc 2017).
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Leandro Dos Santos RIBEIRO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2017.
Atualização do sistema gene para a construção de um mmo 3d educativo.
In:
Xxv congresso de iniciação científica da unicamp.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Poliana VITTI; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2016.
Desafio jovem engenheiro: um torneio para incentivar o ingresso de estudantes de nível médio em carreiras de exatas.
In:
Wei - 24º workshop sobre educação em computação - xxxvi congresso da sociedade brasileira de computação.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Flávia Zenaro Nogueira E SILVA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2016.
Pbl e robótica no ensino de conceitos de lógica de programação.
In:
Wei - 24º workshop sobre educação em computação - xxxvi congresso da sociedade brasileira de computação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Matheus C MEIRA; Marri S S LIMA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2016.
Torneios baseados em robocode para incentivar jovens a aprender p rogramação.
In:
Wei - 24º workshop sobre educação em computação - xxxvi congresso da sociedade brasileira de computação.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
-
Social Sciences & Humanities
Education
-
Social Sciences & Humanities
Education
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Adriana T FIGUEIREDO; Regina Lúcia De Oliveira MORAES; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2016.
Wacic method?a web analytics process to perform continuous improvement in digital environments.
In:
Data analytics 2016 : the fifth international conference on data analytics.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Marcos Augusto Francisco BORGES.
2014.
Laboratório de informática; aprendizagem e gestão (liag).
In:
Painel dos grupos de pesquisa em informática na educação - cbie 2016.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
-
Health Sciences
General Medicine
Elenilson Dos S PEREIRA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2013.
Melhoria de um chatterbot especialista em hemofilia para posterior integração com o hemo game.
In:
Xxi congresso interno de iniciação científica.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science Applications
Lucas L PADULA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2013.
Pesquisa de engines em flash com o objetivo de aprimorar jogos para pesquisas - aplicação prática no hemo game.
In:
Pesquisa de engines em flash com o objetivo de aprimorar jogos para pesquisas - aplicação prática no hemo game.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Matheus Teles De FREITAS; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2013.
Ambiente de apoio ao aprendizado de genética através do tamagotchi.
In:
Xxi congresso interno de iniciação científica.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Souza Romulo Messias SILVA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2013.
Elaborar e implementar novas funcionalidades no jogo daphnia world.
In:
Xxi congresso interno de iniciação científica.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science Applications
-
Health Sciences
Medicine (miscellaneous)
Roberta Mayumi MATSUNAGA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2012.
Developing a chatterbot specialist in hemophilia.
In:
Iadis international conference intelligent systems and agents 2012.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Psychology (miscellaneous)
Roberta Mayumi MATSUNAGA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2012.
Developing a serious game for children with hemophilia.
In:
Iadis international conference game and entertainment technologies 2012.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Roberta Mayumi MATSUNAGA; Samuel Negri MORAIS; Renan ROSSI; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2012.
Desenvolvimento de um jogo educativo para apoiar o aprendizado de pacientes com hemofilia.
In:
Desafie.
Brasil.
-
Physical Sciences
Artificial Intelligence
Samuel Negri MORAIS; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2012.
Jogo educativo sobre ecotoxicologia em html5.
In:
Mostra de software em informática na educação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Roberta Mayumi MATSUNAGA; Márcia A P MATTA; Margareth Castro OZELO; Lucas L PADULA; Elenilson Dos S PEREIRA et al.
2012.
Apresentação de um jogo educativo para crianças com hemofilia.
In:
Mostra de software em informática na educação.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Agel Gustavo Turim SILVERIO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2012.
Implementação da funcionalidade de comunidade no sistema gene e melhorias no sistema.
In:
Xx congresso interno de iniciação científica.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Jonatas Eugenio BALDASSO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2012.
Construção de dispositivos robóticos voltados a aprendizagem de matérias básicas e programação para alunos do ensino médio.
In:
Xx congresso interno de iniciação científica.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Renan ROSSI; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2012.
Torneios de robótica pedagógica.
In:
Xx congresso interno de iniciação científica.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
João Vilhete Viegas D ABREU; Humberto A P ZANETTI; Ana L S De SOUZA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2012.
Uso de robótica e jogos digitais como sistema de apoio ao aprendizado.
In:
Cbie 2012 congresso brasileliro de informática na educação.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Renato Ferreira SOARES; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2011.
Robótica: aprendizado em informática de forma lúdica.
In:
Xxxi congresso da sociedade brasileira de computação - wei - xix workshop sobre educação em computação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Márcio Silvatti ZABEU; Diogo Moreira BISPO; Jade Rodrigues MOURÃO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2011.
Construção de plataformas de baixo custo para uso de robótica no aprendizado.
In:
Xix congresso interno de iniciação científica da unicamp.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science Applications
Renato Ferreira SOARES; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2011.
Desenvolvimento da parte gráfica de jogo de ecotoxicologia.
In:
Xix congresso interno de iniciação científica da unicamp.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Diogo Moreira BISPO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2011.
Desenvolvimento de jogo educacional sobreecotoxicologia utilizando html5.
In:
Simpósio brasileiro de informática na educação - sbie.
Brasil.
-
Health Sciences
Medicine (miscellaneous)
Roberta Mayumi MATSUNAGA; Márcia A P MATTA; Margareth C OZELO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2011.
Development of a chatterbot specialist in hemophilia care.
In:
Wfh 12 - international musculoskeletal congress.
Emirados Árabes.
-
Physical Sciences
Computer Science Applications
Mônica SCAVASSE; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2010.
Desenvolvimento de um chatterbot sobre inteligência artificial.
In:
Simpósio brasileiro de informática na educação - sbie 2010.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Henrique Da Mota SILVEIRA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2010.
Ferramenta construtivista de apoio ao aprendizado de genética: sistema gene.
In:
Conferencia latinoamericana de informatica - clei 2010.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Andréa Coimbra SEGATTI; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2010.
Identificação e implementação de melhorias no sistema gene.
In:
Xviii congresso interno de iniciação científica da unicamp.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science Applications
Julio Cesar BORTHOLOTTO; João Vilhete Viegas D ABREU; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2010.
Integração de dispositivos robóticos a sistemas de apoio ao aprendizado utilizando a plataforma arduino.
In:
Xviii congresso interno de iniciação científica da unicamp.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Bruno Leal BASTOS; João Vilhete Viegas D ABREU; Marcos Augusto Francisco BORGES; Cristiane FERREIRA; Daniel RIZZIERI.
2010.
Implementação de maquete tátil sonora para pessoas com deficiência visual.
In:
Xvi workshop sobre informática na escola (wie); evento vinculado ao xxx congresso da sociedade brasileira de computação (csbc 2010).
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Marcos Augusto Francisco BORGES; João Vilhete Viegas D ABREU; José Armando VALENTE; Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS; Rodrigo BONACIN.
2010.
Aprendizagem em empresas na era das tecnologias digitais.
In:
Xxi simpósio brasileiro de informática na educação (sbie 2010).
Brasil.
-
Physical Sciences
Environmental Science (miscellaneous)
Diogo Moreira BISPO; Márcio Silvatti ZABEU; Gisela Aragão UMBUZEIRO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2010.
Jogo computacional na introdução à toxicologia ambiental.
In:
Xxi simpósio brasileiro de informática na educação (sbie 2010).
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Henrique Da Mota SILVEIRA; Leandro De A MORELATO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2009.
Projeto gene: ambiente de apoio ao aprendizado de genética através da internet.
In:
Wie - workshop sobre educação na escola.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Diogo Moreira BISPO; Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS.
2009.
Serviços web reutilizáveis em sistemas de e-gov inclusivos.
In:
Xvii congresso interno de iniciação científica.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science Applications
Henrique Da Mota SILVEIRA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2009.
Atualização do sistema gene e condução de dinâmicas de aprendizado.
In:
Xvii congresso interno de iniciação científica.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Ramiz Augusto De Oliveira NASCIMENTO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2009.
Estudo comparativo de conjuntos para aprendizado de robótica no uso para o processo de aprendizagem colaborativa e construtivista.
In:
Xvii congresso interno de iniciação científica.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Henrique Da Mota SILVEIRA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2009.
Gene: uma ferramenta para o aprendizado de genética através da internet.
In:
Xx simpósio brasileiro de informática na educação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Leandro De A MORELATO; Renata Yoko GUIMA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2008.
Gene2: jogo via internet de apoio ao aprendizado de genética.
In:
Xix simpósio brasileiro de informática na educação.
Brasil.
-
Life Sciences
Biochemistry, Genetics and Molecular Biology (miscellaneous)
Henrique Da Mota SILVEIRA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2008.
Arquitetura pedagógica do sistema gene de apoio ao aprendizado de genética.
In:
Xix simpósio brasileiro de informática na educação - workshop arquiteturas pedagógicas para suporte à educação a distância.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Leandro De A MORELATO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2008.
Alternativas de baixo custo para o uso da robótica educacional: construção e avaliação do framework gogo board.
In:
V seminário municipal de informática educativa.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Henrique Da Mota SILVEIRA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2008.
Comunidade interativa do sistema gene de apoio ao aprendizado de genética via internet.
In:
V seminário municipal de informática educativa.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Cassiano G AIMOLI; Marcos Augusto Francisco BORGES; Rafael M TIBA; Marisa Masumi BEPPU.
2008.
Gerenciamento de projetos aplicado a projetos seis sigma: um estudo de caso.
In:
Xv simpep - simpósio de engenharia de produção.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
General Social Sciences
Diogo Moreira BISPO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2008.
Organização e intercâmbio de informações no âmbito do governo eletrônico.
In:
Xvi congresso interno de iniciação científica.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Leandro De A MORELATO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2008.
Construção de gogo boards e avaliação de seu uso para a aprendizagem.
In:
Xvi congresso interno de iniciação científica.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Economics, Econometrics and Finance (miscellaneous)
Marcos Pedro Miguel De LIMA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2008.
Análise de dados estatísticos sobre a situação econômica e social brasileira.
In:
Xvi congresso interno de iniciação científica.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Simone Garcia SCHIMIDT; Tatiana Cristina Nogueira PEREIRA; Juliano Amorim De OLIVEIRA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2007.
Mapping oss products using the etom business processes framework.
In:
Iwt 2007 - international workshop on telecommunications.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Juliano Amorim De OLIVEIRA; Maurício Tadeu CONEJERO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2007.
Software architecture for operations support systems: a soa solution based on web services and ngoss compliant.
In:
Iwt 2007 - international workshop on telecommunications.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Cristiano SOUZA; Marcos Augusto Francisco BORGES; Rodrigo BONACIN.
2007.
Sistema informatizado de gestão de projetos seis sigma.
In:
Xiv simpep - simpósio de engenharia de produção.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecília Calani BARANAUSKAS.
2004.
Um processo para análise de atividades de aprendizado colaborativo em sistemas de ead.
In:
Wie/sbc2004 x workshop de informática na escola.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Language and Linguistics
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecília Calani BARANAUSKAS.
2004.
Fatores de influência em atividades colaborativas.
In:
Vii congresso iberoamericano de informática educativa.
México.
-
Physical Sciences
Computer Science Applications
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS.
2004.
A process to analyze interactions in collaborative systems with text-based computer mediated communication tools.
In:
Its 2004 workshop on computational models of collaborative learning.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS.
2004.
Avaliação heuristica participativa do collabss.
In:
Ihc 2004 ¿ vii symposium on human factors in computer systems.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Gerson Mizuta WEISS; Marcos Augusto Francisco BORGES.
2004.
Interoperabilidade para sistemas de informações geográficas aplicada ao governo eletrônico.
In:
Conferência sul-americana em ciência e tecnologia aplicada ao governo eletrônico - conegov 2004.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science Applications
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecília Calani BARANAUSKAS.
2003.
The copa (collaboration post analysis) system.
In:
11th peg conference - powerful ict tools for learning and teaching.
Rússia.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecília Calani BARANAUSKAS.
2003.
A participatory heuristic evaluation of collabss (collaboration support system).
In:
The 11th peg conference powerful ict tools for learning and teaching.
Rússia.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Marcos A F BORGES; Maria Cecília Calani BARANAUSKAS.
2002.
Analysing influences of context in a game-mediated collaboration.
In:
Ihc2002 the fifth workshop on human factors in computational systems.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecília Calani BARANAUSKAS.
2002.
Collabss - uma ferramenta de apoio à colaboração.
In:
Xiii simpósio brasileiro de informática na educação sbie2002.
Brasil.
-
Physical Sciences
Engineering (miscellaneous)
Marcos Augusto Francisco BORGES; Sonia Mayumi KUTIISHI; Anderson PARREIRA; Julio Cesar Reis BURJATO.
2002.
Avaliando um sistema de operação de rede externa.
In:
Ihc 2002 ¿ v symposium on human factors in computer systems.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS.
2002.
Collabss - sistema para apoio on-line a colaboração.
In:
Ihc 2002 - v symposium on human factors in computer systems.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Marcos A F BORGES; Maria Cecília Calani BARANAUSKAS.
2001.
Analysing interaction in a collaborative game: a case study.
In:
Sbie2001 xii simposio brasileiro de informatica na educacao - educacao a distancia mediada por computador.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS.
2000.
Preparing and evaluating a collaborative learning environment: using dice game in a manufacturing company.
In:
International conference on engineering and computing education.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Marcos Augusto Francisco BORGES.
2000.
Avaliação de uma metodologia alternativa para aprendizagem de programação.
In:
Workshop de ensino de informática.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science Applications
Marcos Augusto Francisco BORGES; Simony Pelicer De OLIVEIRA.
2000.
Design de uma ferramenta de apoio ao aprendizado.
In:
Simpósio brasileiro de informática na educação.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Maria Cecília Calani BARANAUSKAS; N G Gomes NETO; M A F BORGES.
1999.
The dice game: a shared space for cooperative learning.
In:
Cal'99 virtuality in education.
Inglaterra.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Maria Cecília Calani BARANAUSKAS; N G Gomes NETO; M A F BORGES.
1999.
Learning at work through a multi-user synchronous simulation game.
In:
Peg'99 intelligent computer and communication technology.
Inglaterra.
-
Physical Sciences
Computer Science Applications
Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS; Nelson Gramacho Gomes NETO; Marcos Augusto Francisco BORGES.
1999.
Gaming at work: a learning environment for synchronized manufacturing.
In:
International conference on engineering and computing education.
Brasil.
-
Physical Sciences
Artificial Intelligence
Marcos Augusto Francisco BORGES; Simony Pelicer De OLIVEIRA.
1999.
Learning biology with gene.
In:
Peg conference.
Inglaterra.
-
Social Sciences & Humanities
Arts and Humanities (miscellaneous)
Marcos Augusto Francisco BORGES; Simony Pelicer De OLIVEIRA.
1999.
Bichinho virtual.
In:
Iv seminário de iniciação científica e aperfeiçoamento - uemg.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Marcos Augusto Francisco BORGES; Rogério De Pádua MAIA.
1999.
Avaliando a cooperação e a colaboração em um ambiente de futebol virtual.
In:
Iv seminário de iniciação científica e aperfeiçoamento.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecília Calani BARANAUSKAS.
1998.
Design centrado no usuário ou no aprendiz? uma proposta prática.
In:
Simpósio brasileiro de informática na educação; sbie'98.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Marcos Augusto Francisco BORGES; Fabiano SANTOS.
1998.
Projeto aivi (ambiente de aprendizagem interativa via internet).
In:
Iii seminário de iniciação científica e aperfeiçoamento.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Marcos Augusto Francisco BORGES; Emerson Teodoro SOARES.
1998.
Projeto cidade.
In:
Iii seminário de iniciação científica e aperfeiçoamento - uemg.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Marcos Augusto Francisco BORGES; Terezinha De Fatima FARIA.
1998.
Desenvolvendo um software educativo utilizando a linguagem logo.
In:
Iii seminário de iniciação científica e aperfeiçoamento - uemg.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Linguistics and Language
Marcos Augusto Francisco BORGES; Renato D V OLIVEIRA; Luciano A PECHINCHA.
1998.
Sistema jonas.
In:
Anais do iii seminário de iniciação científica e aperfeiçoamento - uemg.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Marcos Augusto Francisco BORGES; Simony Pelicer De OLIVEIRA; M N SILVA.
1998.
Utilização de agente com comportamento modelável (bichinho virtual) como uma ferramenta de apoio ao aprendizado de biologia.
In:
Iii seminário de iniciação científica e aperfeiçoamento - uemg.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Marcos Augusto Francisco BORGES.
1998.
Uma nova abordagem para o ensino de banco de dados.
In:
Workshop de ensino de informática (wei).
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Arts and Humanities (miscellaneous)
Simony Pelicer De OLIVEIRA; Marcos Augusto Francisco BORGES.
1998.
Bichinho virtual.
In:
Infoeducar.
Brasil.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS; Marcos Augusto Francisco BORGES; Edmar Lourenço BORGES.
1997.
Learning by creating models: a computer-based environment for industrial application.
In:
Aied 97 - world conference on artificial intelligence in education.
Japão.
-
Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS.
1997.
The user as a partner in the design of an interface for a training system.
In:
Ifip wg 3.3 working conference (human-computer interaction and educational tools).
Bulgária.
-
Physical Sciences
Artificial Intelligence
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS.
1997.
An user-centered approach to the design of an expert system for training.
In:
Eight international peg conference.
Bulgária.
-
Physical Sciences
Artificial Intelligence
Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS; Marcos Augusto Francisco BORGES.
1997.
The jonah agent in a computer-based learning system.
In:
Information technology for competitiveness - experiences and demands for education and training (ifip - international federation of information processing; working group 9.4: information technology in developing countries).
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS.
1996.
Jonas - um sistema especialista para formação na empresa.
In:
Vii simpósio brasileiro de informática na educação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Education
Edmar Lourenço BORGES; Marcos Augusto Francisco BORGES; Maria Cecilia Calani BARANAUSKAS.
1995.
Da simulação a criação de modelos - um contexto para a aprendizagem na empresa.
In:
Vi simpósio brasileiro de informática na educação.
Brasil.