-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO; Natalia Catherine MOURA; Jorge SOUSA; Luiz Pereira Da Costa JUNIOR; Gustavo Viana Da Silva PEREIRA et al.
2022.
Projetos globais e histórias locais em free fire: apontamentos sobre a cena gamer de imperatriz; no maranhão.
In:
45º congresso brasileiro de ciências da comunicação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO; Natalia Catherine Moura FERREIRA; Jorge SOUSA; Diego Granja Do AMARAL; Marcos PROHMANN et al.
2022.
?deixa as garota brincar?: notas sobre corpo e gênero a partir de uma comunidade de jogadoras on-line.
In:
45º congresso brasileiro de ciências da comunicação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
Luiz Pereira Da Costa JUNIOR; José Carlos Messias Santos FRANCO.
2022.
Geração touch screen: a convergência dos dados abertos e democracia digital na palma da mão.
In:
45º congresso brasileiro de ciências da comunicação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO; Gustavo Viana Da Silva PEREIRA; Thays PANTUZA; Anna Luiza Barros Lima SILVA.
2021.
100% atualizado: letramento e gambiarra no bomba patch a partir da sétima geração de consoles de videogame.
In:
44º congresso brasileiro de ciências da comunicação.
Brasil.
-
Physical Sciences
General Computer Science
José Carlos Messias Santos FRANCO; Thays PANTUZA; Gustavo Viana Da Silva PEREIRA; Luiz Pereira Da Costa JUNIOR.
2021.
Todo mundo odeia a nintendo: pirataria e gambiarra ems roms e emuladores.
In:
44º congresso brasileiro de ciências da comunicação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
General Arts and Humanities
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2020.
Gambiarra; cognição e técnica: apontamentos para uma investigação decolonial sobre conhecer e comunicar.
In:
Xxix encontro anual da compós.
Brasil.
-
Physical Sciences
General Computer Science
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO; Thays PANTUZA; Gustavo Viana Da Silva PEREIRA.
2020.
Os barões da gambiarra: letramento digital e convergência em mods de guitar hero.
In:
43º congresso brasileiro de ciências da comunicação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
Thays PANTUZA; José Carlos Messias Santos FRANCO.
2019.
Uma investigação sobre ansiedade em beyond: two souls: interfaces entre cognição corporificada e game studies.
In:
42º congresso brasileiro de ciências da comunicação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
General Arts and Humanities
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2018.
Gambiarra como mediação: um encontro entre materialidades da comunicação e filosofia da técnica a partir das mídias digitais.
In:
Xxvii encontro anual da compós.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2018.
Games; gambiarras e antropofagia: um relato etnográfico das comunidades de world of warcraft.
In:
41º congresso brasileiro de ciências da comunicação - intercom.
Brasil.
-
Physical Sciences
General Computer Science
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2018.
Gambiarra e antropofagia em jogos digitais: uma etnografia das comunidades de world of warcraft.
In:
Xvii simpósio brasileiro de jogos e entretenimento digital.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO; Leticia Perani SOARES.
2017.
Entre gamers e hackers: reflexões sobre a cultura digital.
In:
Xxvi encontro anual da associação nacional dos programas de pós-graduação em comunicação - compós.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2017.
Quem nunca sonhou em ser um jogador de futebol?: entretenimento como linguagem e customização de games.
In:
40º congresso brasileiro de ciências da comunicação - intercom.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2016.
Gambiarra e videogames: uma visão antropofágica das tecnologias de entretenimento em world of warcraf.
In:
Xxxix congresso brasileiro de ciências da comunicação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
General Arts and Humanities
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2016.
Exploration beyond gameplay: modding as knowledge in guitar hero customs and pro evolution soccer patches from brazil.
In:
The philosophy of computer games conference.
Malta.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2015.
Videogames à esquerda: pirataria; devir-hacker e gambiarra.
In:
Viii congresso dos estudantes de pós-graduação em comunicação - coneco.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Accounting
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2014.
A materialidade e a linguagem do entretenimento: capacitação cognitiva em iniciativas hackers dedicadas a games.
In:
I encontro internacional de tecnologia; comunicação e ciência cognitiva.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2013.
Notas sobre a pirataria de games no brasil: inclusão (digital) dos pobres e games como fomentadores de resistência.
In:
Xxii encontro anual da associação nacional de programas de pós -graduação em comunicação.
Brasil.
-
Physical Sciences
General Computer Science
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2013.
?greetings from the third world?: strategies of distribution and customization of game-related content in brazil.
In:
International association for media and communication research 2013 conference.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO; Alessandra Cristina Da Silva Maia Cardoso MONTEIRO.
2012.
Mapeamento do consumo alternativo de games; das habilidades cognitivas requeridas e dos ?tipos de usuários?.
In:
Ii congresso internacional em comunicação e consumo.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
General Social Sciences
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2012.
?revolucionários de sofá?: ativismo lúdico; reivindicação e entretenimento.
In:
V coneco - congresso dos estudantes de pós-graduação em comunicação.
Brasil.
-
Physical Sciences
General Computer Science
José Carlos Messias Santos FRANCO; Alessandra Cristina Da Silva Maia Cardoso MONTEIRO.
2012.
Methods for studying cognitive skills required to play online games or the alternative use of electronic games.
In:
Xi simpósio brasileiro de jogos e entretenimento digital.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
General Social Sciences
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2012.
As redes sociotécnicas da comunidade gamer: habilidades cognitivas; capitalismo cognitivo e pirataria no orkut.
In:
Xi inti international conference.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Cultural Studies
José Carlos Messias Santos FRANCO; Ronaldo George HELAL.
2011.
Histórias em quadrinhos e a cultura contemporânea: a relação do herói com a autoridade policial e com o governo vigente.
In:
Compós 2011 - encontro anual da associação nacional de programas de pós -graduação em comunicação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO; Fátima Cristina Regis Martins De OLIVEIRA.
2011.
Tecnologias de comunicação; entretenimento e as habilidades cognitivas na cibercultura.
In:
63ª reunião anual da sociedade brasileira para o progresso da ciência (sbpc).
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Literature and Literary Theory
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2011.
No superhero allowed: o herói de mangá contemporâneo.
In:
I jornadas internacionais de histórias em quadrinhos.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO; Alessandra Cristina Da Silva Maia Cardoso MONTEIRO; Vinicius David De Lima MELLO.
2011.
Games ?customizados? e o desenvolvimento de habilidades cognitivas específicas: criatividade; sociabilidade e capacitação técnica na cibercultura.
In:
Xxxiv congresso brasileiro de ciências da comunicação - intercom.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
General Social Sciences
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2011.
Verdade; justiça e o jeito americano: action comics #900 e a renúncia da cidadania.
In:
Xxxiv congresso brasileiro de ciências da comunicação - intercom.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2010.
O conceito de imaginário como forma de entender o papel do herói nas histórias em quadrinhos: uma análise comparativa entre superman e samurai x.
In:
Xxxiii congresso brasileiro de ciências da comunicação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
Fátima Cristina Regis Martins De OLIVEIRA; José Carlos Messias Santos FRANCO.
2010.
Desenvolvimento cognitivo na cibercultura: uma análise comparativa de seriados de tv nas décadas de 1980; 1990 e 2000.
In:
Xxxiii congresso brasileiro de ciências da comunicação.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
General Arts and Humanities
José Carlos Messias Santos FRANCO.
2010.
A valorização do perdedor e o culto aos heróis: as diferentes apropriações culturais nos mangás e comics.
In:
V seminário intermestrandos em comunicação espm.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
Fátima Cristina Regis Martins De OLIVEIRA; José Carlos Messias Santos FRANCO.
2009.
Tecnologias de comunicação e capacitação cognitiva na cibercultura: uma análise comparativa dos seriados o incrível hulk e heroes.
In:
Xxxii congresso brasileiro de ciências da comunicação - intercom.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
Raquel Timponi Pereira RODRIGUES; Fátima REGIS; José Messias SANTOS; Alessandra MAIA; Juliana FERNANDES et al.
2009.
Who watches the watchmen: uma análise transmidiática.
In:
Xiv congresso de ciências da comunicação na região sudeste - 7 a 9 de maio de 2009.
Brasil.
-
Social Sciences & Humanities
Communication
Fátima REGIS; Raquel Timponi Pereira RODRIGUES; Andrea Antunes COZZOLINO; José Messias SANTOS; Mariana Ferreira De AGUIAR et al.
2008.
Seriados de tv e desenvolvimento de competências cognitivas: uma análise das séries 'perdidos no espaço' e 'lost'.
In:
Xxxi congresso brasileiro de ciências da comunicação - 2 a 6 setembro 2008.
Brasil.