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Social Sciences & Humanities
Education
Ricael Spirandeli ROCHA; Paula Teixeira NAKAMOTO; Cristiano Silveira SILVA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2024.
Autonomia ou emancipação na ead? uma análise crítica das práticas docentes.
In:
Congresso internacional de educação e tecnologias e de educação a distância.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Cristiano Silveira SILVA; Ricael Spirandeli ROCHA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Paula T NAKAMOTO.
2024.
Transformando a formação continuada docente com o moodle: um estudo sobre as possibilidades da plataforma para a educação a distância.
In:
Ciet - congresso internacional de educação e tecnologias.
Brasil.
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Physical Sciences
General Computer Science
Flamarion Assis Jeronimo INÁCIO; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2024.
Torneio intcombate ? um jogo de cartas para o aprendizado de fundamentos de hardwares e softwares.
In:
Ix seforprof.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Geise Divino Da SILVA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2022.
Aplicação da aprendizagem baseada em problemas em uma turma do técnico em informática integrado ao ensino médio.
In:
Ii seminário de pesquisa em educação e educação profissional e tecnológica.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Carla Aparecida Da Costa VICENTE; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2022.
Expertise: como o conhecimento obtido na pandemia pode auxiliar na construção do novo ensino médio?.
In:
Ii seminário de pesquisa em educação e educação profissional e tecnológica.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Paulo Henrique Rafael Sousa DANTAS; Paula Teixeira NAKAMOTO; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2021.
A educação midiática aplicada na formação continuada docente.
In:
Xi encontro de pesquisa em educação ? epeduc ?educação; ciência e a (re)invenção dos possíveis?.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Ricael Spirandeli ROCHA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Paula Teixeira NAKAMOTO.
2021.
Competências digitais na formação docente: concepções durante apandemia da covid-19.
In:
Xi encontro de pesquisa em educação ? epeduc ?educação; ciência e a (re)invenção dos possíveis?.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Danieli Aparecida DUARTE; Paula Teixeira NAKAMOTO; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2021.
Reestruturação da tecnologia educacional com bases nas competenciaspropostas pelo centro de inovção para a educação brasileira.
In:
Xi encontro de pesquisa em educação ? epeduc ?educação; ciência e a (re)invenção dos possíveis?.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Alessandra Carvalho Abrahão SALLUM; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Paula Teixeira NAKAMOTO.
2021.
Possibilidades de interação social em atividades escolares mediadas pelo uso combinado de roblox e discord: alternativas para aproximação interautor(a)l durante a pandemia de covid 19.
In:
Xi encontro de pesquisa em educação ? epeduc ?educação; ciência e a (re)invenção dos possíveis?.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Sabrina Almeida Alves Dos SANTOS; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Paula Teixeira NAKAMOTO.
2021.
Como a necessidade de aprender sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação impacta na saúde mental dos professores em temposde isolamento social.
In:
Xi encontro de pesquisa em educação ? epeduc ?educação; ciência e a (re)invenção dos possíveis?.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Carla Beatriz Rodrigues SILVA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Paula Teixeira NAKAMOTO.
2021.
Reflexões sobre o uso da tecnologia nas escolas de periferia.
In:
Xi encontro de pesquisa em educação ? epeduc ?educação; ciência e a (re)invenção dos possíveis?.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Geise Divino Da SILVA; Paula Teixeira NAKAMOTO; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2021.
Inteligência artificial como fator agregado na educação a distância.
In:
Xi encontro de pesquisa em educação ? epeduc ?educação; ciência e a (re)invenção dos possíveis?.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Geise Divino Da SILVA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2021.
Metodologia ativa pela aprendizagem baseada em problemas: análise da experiência aplicada a unidade curricular banco de dados ao 2º ano de informática integrado ao ensino médio no iftm campus ituiutaba.
In:
Sepeduc ? seminário de pesquisa em educação e educação profissional e tecnológica.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Carlos Humberto Rosa JÚNIOR; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2021.
O uso do pensamento computacional nas práticas pedagógicas do ensino fundamental.
In:
Sepeduc ? seminário de pesquisa em educação e educação profissional e tecnológica.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Luiz Gustavo Pereira Da SILVA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2021.
A realidade aumentada como ferramenta pedagógica no apoio ao ensino de história no ensino médio integrado.
In:
Sepeduc ? seminário de pesquisa em educação e educação profissional e tecnológica.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Thiago Oliveira LEMES; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2021.
Possibilidades de uso do scratch no ensino médio em tempo integral profissional da superintendência regional de ensino de uberaba.
In:
Sepeduc ? seminário de pesquisa em educação e educação profissional e tecnológica.
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Joelma Ferreira Dos SANTOS; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2021.
O uso do machine learning como ferramenta de apoio na predição de estilo de aprendizagem de discentes na disciplina de algoritmos.
In:
Sepeduc ? seminário de pesquisa em educação e educação profissional e tecnológica.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Lorenna Michelle Bonifácio Dos SANTOS; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2021.
A utilização das redes sociais do iftm campus avançado uberaba parque tecnológico como ferramenta de educação e divulgação científica tendo o discente do ensino médio integrado como produtor de conteúdo.
In:
Sepeduc ? seminário de pesquisa em educação e educação profissional e tecnológica.
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
André Augusto CALABREZ; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2019.
Mazk: um sistema de tutoria inteligente aplicado ao ensino de programação.
In:
Encontro de pesquisa & extensão.
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
André Luis De OLIVEIRA; Paula Teixeira NAKAMOTO; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2017.
Proposta de um sistema adaptativo para o ensino de programação para alunos do ensino superior.
In:
Seminário de iniciação científica e inovação tecnológica ? sin.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Afrânio Furtado De Oliveira NETO; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Paula Teixeira NAKAMOTO; Rodolfo Bocardo PALIS; Diovane De Godoi BEIRA.
2017.
Cotidiano: um software para auxiliar crianças autistas em suas atividades diárias.
In:
Congresso brasileiro de informática da educação (cbie).
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Kelwin FERREIRA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Paula Teixeira NAKAMOTO.
2017.
Um estudo de ferramentas para análise de sentimentos em redes sociais no contexto político.
In:
Vii seminário de iniciação científica e inovação tecnológica do iftm (vii sin).
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Rodrigo Augusto Dos Santos PAULA; Cleber Ferreira OLIVEIRA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2017.
Utilização de ferramentas informatizadas para auxílio ao estudo e compartilhamento de aprendizagem entre alunos.
In:
I seminário de pesquisa e inovação tecnológica.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Psychology (miscellaneous)
André Luis De OLIVEIRA; Kelwin Henrique Matias FERREIRA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Paula Teixeira NAKAMOTO.
2017.
Desenvolvimento de um jogo socioeducativo sobre drogas psicotrópicas: joão; por que dizer não?.
In:
Xvi simpósio brasileiro de jogos e entretenimento digital.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Afrânio Furtado De Oliveira NETO; Diovane De Godoi BEIRA; Paula Teixeira NAKAMOTO; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2016.
Tecnologias educacionais na educação básica.
In:
1º workshop tecnologias; linguagens e mídias em educação.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Diovani De Godoi BEIRA; Afrânio Furtado De Oliveira NETO; Paula Teixeira NAKAMOTO; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2016.
Os jogos educativos no ensino da matemática no ensino fundamental.
In:
1º workshop tecnologias; linguagens e mídias em educação.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Rodolfo Bocardo PALIS; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2016.
Aquisição da leitura e escrita com a utilização de games.
In:
Ii congresso internacional de linguística e filologia e xx congresso nacional de linguística e filologia.
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science Applications
Francielle Da Silva NUNES; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Paula Teixeira NAKAMOTO; Alexandre Ribeiro Silva JÚNIOR.
2016.
Sistema de navegação e mapeamento indoor com utilização de sensores.
In:
Vi seminário de iniciação científica e inovação tecnológica do iftm (vi sin).
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Kelwin Henrique Matias FERREIRA; André Luis De OLIVEIRA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Paula Teixeira NAKAMOTO.
2016.
Jogo socioeducativo: joão - por que dizer não? (módulo - desenvolvimento do software).
In:
Vi seminário de iniciação científica e inovação tecnológica do iftm (vi sin).
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Jacqueline Nascimento ALVES; Rodolfo Bocardo PALIS; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2016.
Trabalhando com animação; imagens; sprites; games studies; storyboards para a aquisição de conhecimentos.
In:
Vi seminário de iniciação científica e inovação tecnológica do iftm (vi sin).
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Language and Linguistics
Paulo Eduardo Gonçalves OLIVEIRA; Rodolfo Bocardo PALIS; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2016.
Narrativa de games.
In:
Vi seminário de iniciação científica e inovação tecnológica do iftm (vi sin).
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Igor Olympio FRANÇA; Rodolfo Bocardo PALIS; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2016.
Criando estórias a partir de mastercenes e cutscenes.
In:
Vi seminário de iniciação científica e inovação tecnológica do iftm (vi sin).
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Mateus Mariano De ALMEIDA; Rodolfo Bocardo PALIS; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2016.
Código e programação (ciberespaço e cibercultura).
In:
Vi seminário de iniciação científica e inovação tecnológica do iftm (vi sin).
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Rodolfo Bocardo PALIS; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Jacqueline Nascimento ALVES; Paulo Eduardo Gonçalves OLIVEIRA; Igor Olympio FRANÇA et al.
2016.
Aquisição de conhecimento através de leitura; pesquisa e narrativa com o uso de jogos.
In:
1º workshop tecnologias; linguagens e mídias em educação.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Afranio Furtado De Oliveira NETO; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2016.
Estudo para elaboração de um software que auxilie no cotidiano de crianças autistas.
In:
Simpósio da pós-graduação do iftm.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Linguistics and Language
Rodolfo Bocardo PALIS; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2016.
Retextualização de narrativas digitais: da fala para a escrita; da escrita para o jogo.
In:
Simpósio da pós-graduação do iftm.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Marco Antônio Manzan VELUDO; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2016.
Global mobile: uma única interface para acessar diferentes ava.
In:
Simpósio da pós-graduação do iftm.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Rodrigo Augusto Dos Santos PAULA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2016.
Sistema informatizado para auxiliar combate ao bullying nas instituições de ensino.
In:
Simpósio da pós-graduação do iftm.
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Gabriel Henrique SILVA; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2015.
Desenvolvimento de um jogo educativo utilizando o microsoft kinect.
In:
V seminário de iniciação científica e inovação tecnológica do iftm.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Rodolfo Bocardo PALIS; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2015.
Narrativa de games: intertextualidade e textualização da narrativa de jogos eletrônicos e suas possibilidades educacionais.
In:
Simpós.
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science Applications
Afranio Furtado De Oliveira NETO; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2015.
Avaliação da usabilidade de tecnologias da informação e comunicação em programas aplicativos móveis no processo de ensino e aprendizagem.
In:
Simpós.
Brasil.
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Life Sciences
Biochemistry, Genetics and Molecular Biology (miscellaneous)
Izabela Irami REZENDE; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Paula T NAKAMOTO; Anderson MOREIRA; Fábio Ribeiro Da SILVA et al.
2013.
Laboratório bioquímico virtual aplicado para a educação a distância.
In:
Iii seminário de iniciação científica e inovação tecnológica do triângulo mineiro.
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Paulo Sérgio De Vicente JÚNIOR; Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Rogélio Do Reis DIAS; Willer Paim MATAYOSHI.
2013.
Desenvolvimento de um jogo aplicando realidade virtual para o ensino de arquitetura de computadores.
In:
Iii seminário de iniciação científica e inovação tecnológica do triângulo mineiro.
Brasil.
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Physical Sciences
Engineering (miscellaneous)
Hélio Luiz Monteiro JÚNIOR; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2012.
Laboratório virtual de montagem e manutenção de computadores.
In:
Ii seminário de iniciação científica e inovação tecnológica do instituto federal do triângulo mineiro.
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science (miscellaneous)
Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Antônio Cláudio Paschoarelli VEIGA.
2010.
O processo de evolução dos algoritmos de aprendizado em relação às máquinas de vetores de suporte.
In:
Congresso internacional de gestão da tecnologia e sistemas de informação.
Brasil.
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Social Sciences & Humanities
Education
Alexandre Ribeiro Silva JÚNIOR; Hugo Leonardo Pereira RUFINO.
2007.
A importância da realidade virtual aplicada a educação.
In:
13º congresso regional de educadores de uberaba e triângulo mineiro.
Brasil.
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Physical Sciences
Computer Science Applications
Hugo Leonardo Pereira RUFINO; Paula T NAKAMOTO.
2005.
Ensino a distância de circuitos elétricos utilizando técnicas de realidade virtual eparadigmas de mapas conceituais.
In:
Ii simpósio mineiro de sistemas de informação.
Brasil.